Digital creativity unleashed

Twitter feed

[qode_twitter_feed user_id="QodeThemes" show_tweet_time="yes" author_name_color="#ff3d00" sc_date_color="#ffffff" text_color="#ffffff" count="3"]
M | Folders: Em busca da dobra perfeita.
599
post-template-default,single,single-post,postid-599,single-format-standard,bridge-core-1.0.4,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,qode_popup_menu_push_text_right,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-18.0.6,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive

Folders: Em busca da dobra perfeita.

Olá pessoal! Quem trabalha com direção de arte ou design não vai escapar de ter um folder como job em algum momento da sua vida. Pois bem, vamos ver aqui, qual é a maneira correta de fazer a dobra perfeita no seu folder através da compensação de tamanhos das páginas internas da sua arte, para que estas e se encaixem perfeitamente.


Vamos usar como exemplo um folder básico, formato A4, com duas dobras  –  Conhecido como estilo charuto ou rocambole.


Geralmente as pessoas dividem o largura da arte do folder (297 mm) por 3: sendo assim temos 297/3=99 mm. Nesse caso teremos 3 faces iguais com 99 mm. A face que vai por dentro vai acabar forçando as demais, fazendo com que elas não se encaixem perfeitamente por falta de espaço. Pode isso Arnaldo? NAÃOOOOO, TÁ ERRADO!!!!

“Como as faces tem o mesmo tamanho, o folder fica empenado pois não há espaço para
a lâmina interna se acomodar. Ela encaixa na dobra e força a capa para cima. “

E como é que se  compensa as páginas de um folder?
O jeito certo, é você deixar a face do folder que vai ficar pra dentro (dobrada) menor de 2 mm a 3 mm do que a capa, assim o folder irá fechar perfeitamente.

“Quando você compensa as dobras do folder ele se fecha
perfeitamente, um material com caimento perfeito.”

Agora imagine não compensar um folder com 4 dobras? (10 páginas) KKKK  – um material desse porte se torna inviável, pois serão muitas páginas para colocar uma dentro da outra.
O volume fará com que os vincos fiquem fora do lugar e toda a aparência do material será alterada. Em alguns casos isso é pouco perceptível, mas em outros compromete totalmente a estética do folder….Mas como se faz nesse caso?

Cada face interna é 2 mm menor que a face que fica por fora. Somente a capa e a contra-capa têm formato igual

“Uma lâmina interna nunca deverá ser igual ou maior que a capa”


Existe algum folder que não precisa compensar?!
SIMMM! Folders simples, com dobra Sanfona ou zig-zag não precisam ser compensados, pois as lâminas não ficam umas por dentro das outras mas sim lado a lado, todas devem ter o tamanho igual.


E agora alguns modelinhos mais utilizados.

A01 Dobra – Simples | 04 páginas
B02 Dobras – Zig-zag | 06 páginas
C02 Dobras – Charuto | 06 páginas
D02 Dobras – Cruzadas | 08 páginas
E03 Dobras – Janelas | 08 páginas

F03 Dobras – Charuto | 08 páginas
G03 Dobras – Zig-zag | 08 páginas
H03 Dobras – Paralelas | 08 páginas
I04 Dobras – Charuto | 10 páginas
J04 Dobras – Zig-zag | 10 páginas

 

Fonte: http://www.impressul.com.br